segunda-feira, 11 de abril de 2011

Berlim, 15º dia - 11/04/2011

Mais uma vez o dia começa com um café da manhã reforçado, o que têm se tornado comum nos hostels.
Fomos até o aeroporto tentar, mais uma vez, reaver os impostos do iPhone, mas informaram só ser possível no ponto de saída da Europa, logo, Madri, outra viagem perdida atrás desses benditos euros.
De lá voltamos aos arredores do portão de Brandemburgo, ponto de partida para um tour guiado...



Semelhante ao que fizemos em Amsterdam, na verdade da mesma companhia.
Do portão fomos andando por monumentos históricos, em Berlim praticamente tudo é novo, poucos são os prédios de antes da guerra, fora os que surgiram nos arredores do muro de Berlim, somente na década de 1990, muitos são restaurações e reconstruções de prédios antigos.



Como Berlim foi dividida em duas cidades, praticamente toda sua vida cultural foi duplicada, com mais de 170 museus, muitos teatros e óperas, chega a ser considerada capital cultural da Europa.
O maior símbolo que a cidade foi um dia dividida é a presença dos restos do muro que circulava a Berlim oriental (comunista) e a linha de pedra no solo, refazendo todo perímetro do muro onde este não existe mais.



Depois do passeio fomos a um mercado comprar comida pra viagem de amanhã, à estação de trem reservar os assentos, e logo em seguida voltamos ao albergue e comemos um pouco.
Depois banho, postar estes textos e dormir, já que amanhã tem a viagem para Colônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário